Os Fenicios foram um povo conquistador que viveu no oriente médio entre os atuais estados do Líbano, Síria e Israel. A civilização fenícia caracterizou-se por uma cultura comercial marítima empreendedora que durante o período de 1550 a.C. a 300 a.C. se espalhou por todo o Mediterrâneo este povo utilizava-se de galés, um especie de navio primitivo à velas e remos, e acredita-se que com estes veiculos tenham chegado até a america por volta de 800 a.C.
Tais crença se dá pelo fat de terem sido encontrados vestigios desta civilização no continente americano, mais precisamente no Brasil.
A Pedra da Gávera no Rio de Janeiro contém, em seu lado leste, a 30 metros abaixo do topo, inscrições fenicias com os dizeres: Tyro Phoenicia, Badezir primogênito de Jethbaal. Apesar do Rio ter uma taxa anual de chuvas muito alta, as inscrições ainda conservavam-se quase intactas. Existem, ainda, algumas outras inscrições lembrando cobras, raios-solares, etc, espalhados pelo topo da montanha.
ainda em 1982 Robert Frank Marx, um arqueólogo americano interessado em descobrir provas de navegantes pré-colombianos no Brasil, começou uma série de mergulhos na Baía de Guanabara. Ele queria achar um navio fenício afundado e provar que a costa do Brasil foi, em épocas remotas, visitada por civilizações orientais. Apesar de não achar tal embarcação, o que ele encontrou três vasos com caracterisitcas Fenicias.
No Piauí, foram encontrados em um lago estaleiros e um porto fenício.
No Maranhão, na década de 20 no lago Pensiva, foram encontrados artefatos fenícios.
Em Minas Gerais o frances Apollinaire Frot encontrou inscrições fenícias.
Ainda existem pelo Brasil varios sinais de que este povo esteve aqui antes dos europeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário