Total de visualizações de página

domingo, 17 de outubro de 2010

Fenicios no Brasil?

Os Fenicios foram um povo conquistador que viveu no oriente médio entre os atuais estados do Líbano, Síria e Israel. A civilização fenícia caracterizou-se por uma cultura comercial marítima empreendedora que durante o período de 1550 a.C. a 300 a.C. se espalhou por todo o Mediterrâneo este povo utilizava-se de galés, um especie de navio primitivo à velas e remos, e acredita-se que com estes veiculos tenham chegado até a america por volta de 800 a.C.
Tais crença se dá pelo fat de terem sido encontrados vestigios desta civilização no continente americano, mais precisamente no Brasil.

A Pedra da Gávera no Rio de Janeiro contém, em seu lado leste, a 30 metros abaixo do topo, inscrições fenicias com os dizeres: Tyro Phoenicia, Badezir primogênito de Jethbaal. Apesar do Rio ter uma taxa anual de chuvas muito alta, as inscrições ainda conservavam-se quase intactas. Existem, ainda, algumas outras inscrições lembrando cobras, raios-solares, etc, espalhados pelo topo da montanha.
ainda em 1982 Robert Frank Marx, um arqueólogo americano interessado em descobrir provas de navegantes pré-colombianos no Brasil, começou uma série de mergulhos na Baía de Guanabara. Ele queria achar um navio fenício afundado e provar que a costa do Brasil foi, em épocas remotas, visitada por civilizações orientais. Apesar de não achar tal embarcação, o que ele encontrou três vasos com caracterisitcas Fenicias.
No Piauí, foram encontrados em um lago estaleiros e um porto fenício.
No Maranhão, na década de 20 no lago Pensiva, foram encontrados artefatos fenícios.
Em Minas Gerais o frances Apollinaire Frot encontrou inscrições fenícias.
Ainda existem pelo Brasil varios sinais de que este povo esteve aqui antes dos europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário